segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Alimentação

Alimentação

Teresa Branco explica por que não deve comer demais...

Saiba o número de calorias que deve ingerir para perder e manter o peso
A maioria das pessoas passa a vida em dieta não tendo muita noção das calorias que despende diariamente quer pelo seu metabolismo de repouso, quer pela actividade física que realiza. Por vezes, sujeita-se a planos alimentares extremamente restritivos com a perspectiva da perda, ou mesmo da manutenção do peso, sem que isso seja necessário e aconselhável.
Para uma gestão do peso eficaz e saudável é fundamental saber qual o nosso dispêndio energético diário e o número de calorias que devemos ingerir para atingir o nosso objectivo.
As calorias que gastamos por dia dependem: do peso, do sexo, da idade, da actividade física e do nosso padrão alimentar. Já a ingestão diária de calorias deverá estar de acordo com o objectivo que se pretende alcançar.

Confira o número de calorias diárias que deve ingerir.


Uma ingestão de calorias superior às apresentadas induz o aumento da gordura corporal e apenas é recomendada a pessoas que realizem maior volume de actividade física.
Quando se pretende perder gordura corporal de forma mais acentuada, é aconselhado o aumento do número de minutos despendidos em actividade física em detrimento de uma maior restrição alimentar, uma vez que esta última poderá causar perturbações do comportamento alimentar, levando à necessidade de ingerir alimentos de forma descontrolada.
Texto: Teresa Branco (coordenadora da Clínica Metabólica e investigadora no Laboratório do Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana)

Sem comentários:

Enviar um comentário