sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Experiências gourmet em festivais da Sardinha e do Marisco

Experiências gourmet em festivais da Sardinha e do Marisco

As experiências gourmet vão marcar o Festival da Sardinha, bem como o Festival do Marisco. Conceituados chefs de concozinha vão estar presentes nestes certames para apresentar receitas alternativas a estes produtos tradicionais.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1328453

(Reportagem de Maria Augusta Casaca sobre as experiências gourmet nos festivais gastronómicos do Algarve.)

O Festival da Sardinha, que começa esta sexta-feira, em Portimão, terá como grande novidade o facto de serem acompanhados por uma experiência gourmet, que se vai reflectir na apresentação de alternativas à tradicional sardinha gordurosa.

Geleia de pepino com sardinha e sardinha com pistácios são alguns dos pratos que poderão ser apreciados neste certame que se prolonga até 16 de Agosto, experiências gourmet que se repetirão no Festival do Marisco, a realizar em Olhão, na próxima semana.

Nestes dois certames de cariz muito popular estarão conceituados chefs de cozinha prontos a surpreender os visitantes com arrojadas receitas, como por exemplo, mousses de sardinha com espuma de pimento.

«Fizeram sardinhas a que tiraram lombos e depois fizeram cornetos de sardinha com caviar de aubergine que é aquele caviar das beringelas que são coisas magníficas», explicou o gastrónomo Bento dos Santos.

Em declarações à TSF, este chef adiantou ainda que se juntou ao mariscos produtos como «frutos secos, como pinhões» e «lingueirões em massa fina que é uma coisa de ir ao céu, enfim, coisas maravilhosas».

Nestes festivais, estarão presentes 17 chefs de cozinha portuguesa que também, vão alinhar na experiência cataplana, marcada para Setembro, em Vilamoura, uma iniciativa que pretende mostrar as potencialidades deste utensílio e talvez expandí-lo pelas cozinhas de todo o mundo.

TSF 09:25 - 07Ago09

Sem comentários:

Enviar um comentário