segunda-feira, 2 de março de 2009

Pimenta Rosa

Pimenta Rosa

Em Campo de Ourique, saboreia-se Portugal

No típico bairro lisboeta de Campo de Ourique mora, desde final de 2008, um novo espaço onde odores e sabores reconstroem a geografia gustativa portuguesa. Arcos de Valdevez, Moncorvo, Régua, Trás-os-Montes, Caldas da Rainha, Portalegre; o périplo português cabe todo na mercearia Pimenta Rosa. O espaço fica na Rua Almeida e Sousa, 48-B, não muito longe do Mercado de Campo de Ourique; embora neste bairro, com dimensão muito humana, tudo esteja perto.

Antes de entrar, já os sentidos se deliciam na montra; um piscar de olho à descoberta interior. Entre portas confirma-se a vocação de mercearia da Pimenta Rosa; uma mostra que é o resultado conjunto da dedicação de três sócios, Marco Puga, Pedro Simão e Luís Martins. Uma iniciativa que surge ligada a um projecto anterior (e que se mantém) de organização de eventos.

Num bairro que vem, desde há alguns anos, consolidando uma oferta com um toque Gourmet, a Pimenta Rosa surge, como nos conta Marco Puga, como “uma loja diferente no contexto de Campo de Ourique. Na Pimenta Rosa cabem, “exclusivamente produtos regionais portugueses”, sublinha o proprietário, acrescentando, “não encaramos este espaço tanto como um gourmet, mas antes sim como uma mercearia”. Uma mercearia que, sem desprimor para um certo toque tradicional, aposta numa imagem marcadamente cosmopolita. O jogo de cores é enérgico, com amarelos-torrados e rosas intensos (como a própria marca que serve de ancora ao projecto). Em contraponto, os expositores jogam com tons escuros, em apego a velhas estantes. É ai que cabe toda a oferta. biscoitos, bolachas, chocolates, chás, compotas, derivados de mel, ervas de cheiro, espumantes, aguardentes, azeite, licores, queijos, entre muitas outras propostas, encontram um cantinho na Pimenta Rosa.

A gama de escolhas vai desde os refinados doces regionais: rebuçados de Arcos de Valdevez (que pedem uma gula bem resistente), as amêndoas de Moncorvo (que ocupam meses de laborosa paciência das “cobrideiras”), as compotas de uva; até aos patês de pescado, ao azeite transmontano, às conservas Tricana.

A oferta não se prende, somente, às especialidades que se provam. Há, também, embora com menor dimensão, os requintes artesanais, como nos explica Marco Puga: “temos, por exemplo, os sabonetes Confiança, peças de faiança Bordalo Pinheiro”.

Embora seja, como loja, um projecto ainda jovem a Pimenta Rosa conta já com clientela fiel, alguma dela não dispensando as propostas, sempre em renovação, no blog da loja; um cantinho no virtual com todas as novidades.

Pimenta Rosa - A Mercearia
Rua Almeida e Sousa, 48-B
Campo de Ourique - Lisboa
Tel: 213 889 430
E-mail:. info@pimentarosa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário