segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cacau protege dos raios solares

Cacau protege dos raios solares

Mais doce ou mais amargo, branco, negro ou com leite. Diz-se também que melhora o humor. O chocolate não é só um prazer para o paladar e para o ânimo. Novos estudos dizem também que o cacau rico em flavonóides ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas.

“Excepcionalmente ricos em flavonóides são os grãos de cacau que têm um poder antioxidante maior que outros alimentos. Não é o chocolate negro convencional porque, infelizmente, durante o seu processo de transformação, estas propriedades diminuem drasticamente”, explicam os autores da investigação recentemente publicada no 'Journal of Cosmetic Dermatology'.

De qualquer forma, especialistas contactos pelo jornal espanhol El Mundo sublinham que os grãos de cacau não substituem o protector solar.

“Ingerir esta substância natural não substitui o protector solar mas reforça a protecção da pele dos raios ultravioleta”, explica Eduardo Nagore Enguídanos, director clínico do Instituto Valenciano de Oncologia.

A mesma opinião tem a dermatologista Yolanda Gilaberte, do Hospital de San Jorge de Huesca. “É um bom complemento dos protectores solares mas não os substitui”, adverte. “A vantagem, neste caso do chocolate fotoprotector, é que produz uma protecção integral da pele e não interfere com a síntese da vitamina D, como fazem os filtros solares”, esclarece.

sic.sapo.pt - 07-09-2009 13:15

Sem comentários:

Enviar um comentário