O chefe Michel nunca tinha imaginado cozinhar em andamento, mas hoje fê-lo a mais de
Com uma bancada improvisada, assente sobre dois bancos da carruagem, uma placa de indução, um tacho, alguma ginástica e o apoio dos seus alunos, Michel preparou a entrada que deu o mote para a refeição servida a 80 convidados, aproximadamente.
"O segredo está nas ervas", anunciou o cozinheiro, depois de concluir com uma mão de salsa, coentros e manjericão picados o "guisadinho de cogumelos" que mereceu os primeiros sinais de aprovação, apesar de uma inconveniente mas momentânea falha de energia.
"Hoje, foi uma grande primeira (vez) para mim, porque cozinhei a 220 à hora. Nunca tinha feito isto. (...) Hoje fizemo-lo com uma grande tranquilidade, com uma tecnologia muito avançada, que é a indução", afirmou Michel, com uma dose exagerada... de velocidade.
Viagem gastronómica
A composição que fazia a ligação Lisboa-Porto, estava praticamente a chegar a Caxarias, Ourém. Arrumada a "cozinha", os comensais saíram e apanharam novo comboio, no sentido contrário, para cumprir a segunda metade desta viagem gastronómica.
Depois de aguçado o apetite com o "serviço extra" de Michel, os convidados experimentaram alguns dos menus que vão acompanhar o próximo ciclo de ementas deste conceito de cozinha "gourmet" em movimento, idealizado pelo seu filho, o chefe Olivier.
Ementa
Da concepção de um à execução do outro, chegaram à mesa, depois dos cogumelos, um creme de galinha e castanhas e os pratos de peixe (lombo de bacalhau fresco com molho de manteiga e ervas aromáticas), carne (rojões de porco à portuguesa com migas de grelos e feijão frade) ou massa (farfalle com molho de camarão e fígado de pato), seguidos de sobremesa. Tudo confeccionado no Atelier de Cozinha Michel.
"Escolheram um chefe português conhecido para dar a imagem da comida nos comboios. Quando fui abordado para esta parceria, a única condição que pus foi a de que o controlo da comida seria feito pelo meu pai. Queria que fosse uma coisa mais controlada", explicou Olivier.
Serviço Latitudes - Café Comboio
Desde que o denominado Serviço Latitudes - Café Comboio foi criado em 2008, em parceria com a empresa de catering Servirail, é servida uma média de 200 refeições por dia no eixo Braga-Porto-Lisboa-Faro, a 13,90 euros cada, sem reserva, ou a 12,50, com pré-reserva.
"O Michel e o Olivier é uma aposta de prestígio (...), que permite oferecer um serviço de alta qualidade. É um dos serviços mais interessantes desta natureza na Europa. Eu diria que único", afirmou o presidente da CP.
Comer em andamento ou levar para casa
Cardoso dos Reis realçou que por "preços perfeitamente interessantes e módicos", ou seja, 6,90 euros, quem viaja em classe turística também pode aceder às confecções de Michel, através de "boxes", com sopa, prato principal e sobremesa, disponíveis para levar para o lugar ou para casa.
As novas ementas chegaram a agora, mas Michel já pensa na próxima época, que arranca dentro de seis meses: "No ciclo que vem, tenho trutas. Vou buscar as trutas a Manteigas. Porquê? Porque temos as melhores trutas do Mundo".
Com Lusa