segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cacau protege dos raios solares

Cacau protege dos raios solares

Mais doce ou mais amargo, branco, negro ou com leite. Diz-se também que melhora o humor. O chocolate não é só um prazer para o paladar e para o ânimo. Novos estudos dizem também que o cacau rico em flavonóides ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas.

“Excepcionalmente ricos em flavonóides são os grãos de cacau que têm um poder antioxidante maior que outros alimentos. Não é o chocolate negro convencional porque, infelizmente, durante o seu processo de transformação, estas propriedades diminuem drasticamente”, explicam os autores da investigação recentemente publicada no 'Journal of Cosmetic Dermatology'.

De qualquer forma, especialistas contactos pelo jornal espanhol El Mundo sublinham que os grãos de cacau não substituem o protector solar.

“Ingerir esta substância natural não substitui o protector solar mas reforça a protecção da pele dos raios ultravioleta”, explica Eduardo Nagore Enguídanos, director clínico do Instituto Valenciano de Oncologia.

A mesma opinião tem a dermatologista Yolanda Gilaberte, do Hospital de San Jorge de Huesca. “É um bom complemento dos protectores solares mas não os substitui”, adverte. “A vantagem, neste caso do chocolate fotoprotector, é que produz uma protecção integral da pele e não interfere com a síntese da vitamina D, como fazem os filtros solares”, esclarece.

sic.sapo.pt - 07-09-2009 13:15

Nestlé investe 16 milhões em Centro de Chocolate

Nestlé investe 16 milhões em Centro de Chocolate

Produtos de gama alta vão ser desenvolvidos no novo espaçoA Nestlé inaugurou esta segunda-feira um centro de Excelência de Chocolate na Suíça, no qual investiu 25 milhões de francos suíços (16,3 milhões de euros). Neste centro vão desenvolver-se os chocolates de gama alta e de luxo, que terão impacto em todas as gamas de chocolates da empresa, segundo o comunicado da mesma, refere a Europa Press.

No novo espaço vão trabalhar especialistas da fabricante suíça em cacau, chocolateiros e desenhadores de embalagens e especialistas em consumo.

O Centro de Excelência de Chocolate está integrado numa rede de 28 centros de investigação e desenvolvimento da Nestlé que emprega em todo o mundo cinco mil pessoas.

agenciafinanceira.iol.pt - 2009/09/07 12:07