quinta-feira, 30 de julho de 2009

Produtos biológicos "sem benefícios para a saúde".

Produtos biológicos "sem benefícios para a saúde".

São mais caros, mas nem por isso mais benéficos para a saúde: uma compilação de estudos realizados nos últimos 50 anos demonstra que, afinal, os produtos biológicos não são melhores que os tradicionais.

"Detectaram-se algumas pequenas diferenças no conteúdo nutricional dos alimentos produzidos biologica e tradicionalmente. Há mais fósforo na comida biológica. É um mineral importante, mas está disponível em tudo o que comemos e não é importante para a saúde pública. A acidez também é maior nos produtos biológicos, mas é algo que tem mais a ver com o paladar e a percepção sensorial. Não há nenhuma diferença no que di respeito à saúde", explicou ao The Times o nutricionista Alan Dangour, um dos autores do relatório.

A investigação, encomendada pela Agência de Parâmetros Alimentícios do Governo Britânico, está publicada no American Journal of Clinical Nutrition.


"A nossa revisão indica que actualmente não há provas que apoiem a selecção dos alimentos produzidos biologicamente, em relação aos fabricados convencionalmente, em função de uma superioridade nutricional", acrescentam especialistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Resultados contestados:

O estudo já mereceu as críticas da Soil Association, uma associação britânica de defesa dos produtos biológicos, segundo a qual será necessária mais investigação.

"Apesar dos investigadores dizerem que as diferenças entre os alimentos biológicos e os tradicionais não serem importantes, há estudos que mostram a existência de níveis mais elevados de nutrientes nos biológicos", contesta Peter Melchett, da associação.

SIC - Publicação: 30-07-2009 08:11