quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Especial Dia dos Namorados - "Receitas com muito amor"

Receitas com muito amor

Às vezes basta um nome para chamar a atenção. Outras vezes é a forma, como um simples coração ou algo mais provocador. Combine cores intensas com sabores exóticos e o resultado será a refeição mais romântica do ano.

Quando o seu/sua mais-que-tudo perguntar “o que temos hoje para jantar?”, não lhe responda aos berros “é o esparguete de ontem!” Assim mata logo todo o romantismo. É preferível sussurrar ao ouvido “coxinhas de frango afrodisíacas”, mesmo que o frango seja comprado na churrascaria da esquina.

Em todo o caso, é boa ideia adjectivar o prato com “picante”, “provocante”, “tentador”, “quente”, “sensual”, “apaixonado”… E claro, os diminutivos caem sempre bem. É muito mais promissor ter um filetinho de linguado para o jantar do que o bacalhau da sogra.
Deixamos ao critério da sua imaginação os nomes que possa atribuir a este jantar tão especial, mas sugerimos algumas receitas 3 preparadas com alimentos realmente afrodisíacos…
Faça uma mousse em forma de coração, aposte na luz das velas e combine cores intensas com sabores exóticos. O resultado será a refeição mais romântica do ano.



Especial Dia dos Namorados - "Os símbolos do Dia dos Namorados"

Os símbolos do Dia dos Namorados

Setas, cupido, afrodisíaco, Valentim, termos que nos habituámos a ouvir por esta altura. Mas, será que sabe o significado de cada um?

As setas de Cupido, que significam desejo, são capazes de atingir tanto os deuses como os humanos em qualquer altura.

Cupido (a adaptação romana do grego Eros) é filho de Vénus, deusa do amor (adaptada de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza).

Os termos afrodisíaco e erótico têm origem nestas míticas personagens.

A ligação entre a atracção física e o amor como sentimento foi também explicada pelos antigos, através da sua mitologia. Vénus, deusa do amor e da beleza, teve um filho de Marte, deus da guerra. Esse filho, Cupido, apaixonou-se por Psique, uma bela humana, e dessa ligação nasceu a sua filha, Volúpia.

Mas em todas as culturas surge uma divindade cuja missão é proteger os apaixonados. Assim sucede com Blodeuwedd, a deusa celta das flores que auxilia nas curas e no amor.

No Brasil, é Iemanjá

Na tradição católica, surge-nos não só São Valentim, como o casamenteiro Santo António ou São Gonçalo de Amarante, encarregado de encontrar noivo para as solteironas mais velhas.

Todas as épocas do ano são, pois, favoráveis ao amor e à paixão. Basta encontrar um pretexto para celebrar!

Especial Dia dos Namorados - "História e Tradições de São Valentim"

História e Tradições de São Valentim

Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados.

A Igreja Católica regista pelo menos dois santos com o nome de Valentim. Um seria bispo de Interamna; outro sacerdote em Roma. É possível que se trate do mesmo santo, que terá sido levado em martírio da sua cidade para a capital do Império. Além disso, segundo o “Martirológio Romano”, ambos foram decapitados na Via Flaminia e têm a sua festa a 14 de Fevereiro.
Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. O Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os mancebos de contraírem matrimónio. Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação.
Actualmente, a Igreja de Santa Praxedes, em Roma, guarda as relíquias do santo e é um destino de romaria de muitos pares de namorados.
Há também referências a um Valentim que, na mesma época, ajudava os Cristãos a fugir da cadeia romana, onde eram muitas vezes torturados.

Tradições de São Valentim

A história mais romântica relacionada com este santo explica a origem dos cartões trocados entre namorados. Segundo a lenda, foi o próprio Valentim o primeiro a escrever uma mensagem de amor. O bilhete foi enviado à filha do seu carcereiro, por quem se tinha apaixonado. A carta vinha assinada “do teu Valentim”, uma expressão que perdurou através dos séculos.

São Valentim tornou-se um dos mais populares santos em Inglaterra e em França durante a Idade Média.

Um dos mais antigos cartões de São Valentim conhecidos foi enviado em 1415 pelo Duque de Orleães, prisioneiro na Torre de Londres, à sua esposa. A carta está guardada no Museu Britânico.

Em Inglaterra, as crianças vestiam-se como adultos e iam cantando, de casa em casa. Um dos versos fazia referência a São Valentim e a uma fechadura.

No país de Gales, eram gravadas colheres em madeira para oferecer no dia dos namorados. Corações, chaves e buracos de fechaduras eram as decorações preferidas nas colheres. A decoração significava: “Tu abres o meu coração!”.

Na Idade Média, os jovens retiravam nomes de uma taça para saber quem seria o seu “valentim”. Usavam os nomes na manga por uma semana. Actualmente, colocar um coração na manga indica aos outros os nossos sentimentos.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Especial Dia dos Namorados - "Morangos com mozzarella"

Morangos com mozzarella

Afrodisíaca

Ingrediente Principal: Mozzarella

Contemporânea, fácil e rápida.


Ingredientes:

  • 2 Queijos mozzarella
  • 250 g de Morangos
  • Sal grosso
  • Pimenta em grão
  • 2 Colheres de sopa de mel
  • Azeite
  • 1 Ramo de manjericão
Preparação:

Corte os queijos mozzarella em fatias finas. Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em fatias no sentido do comprimento. Divida as fatias de queijo e morangos por 2 pratinhos, intercalando-as. Polvilhe com sal e com a pimenta, moída na ocasião e regue com o mel e um fio de azeite.
Corte algumas folhas de manjericão em juliana com uma tesoura. Espalho sobre os pratos e decore com folhas inteiras de manjericão.

Receita de: www.primebooks.pt

Especal Dia dos Namorado - "Gambas picantes"

Gambas picantes

Afrodisíaca

Ingrediente Principal: Gamba

Contemporânea, fácil e rápida.


Ingredientes:

  • Gambas
  • 200 g de Manteiga
  • 2 Dentes de alho esmagado
  • 2 Malaguetas
  • 1 colher de sopa com sumo de limão
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 1 chávena de arroz
Preparação:

Abra as gambas ao meio no sentido do comprimento, sem separar a cauda da cabeça.
Tempere com sal e pimenta e aloure-as em 150 g de manteiga. Quando as gambas estiverem bem louras, retire do lume e regue-as com o sumo de limão. Entretanto, coza o arroz em abundante água com sal. Depois de cozido, escorra-o e junte-lhe a manteiga restante.
Sirva as gambas com o arroz e o molho da frigideira.

Receita de: www.primebooks.pt

Especial Dia dos Namorados - "Alimentos afrodisíacos"

Alimentos afrodisíacos

Muitos alimentos são conhecidos pelas suas propriedades “afrodisíacas”. O termo deriva de Afrodite, deusa do amor, e faz referência a tudo aquilo capaz de estimular as capacidades sexuais dos seres humanos.

De uma maneira geral, podem-se considerar afrodisíacos os produtos alimentares mais ricos do ponto de vista nutritivo. Isto porque um bom estado de saúde é facilitador da circulação sanguínea, essencial para a actividade sexual em si. No entanto, ao longo dos séculos, a espécie humana tem vindo a seleccionar alguns alimentos como possuidores de virtudes específicas.

Os gregos aconselhavam o mel, os ovos, as cebolas e as cenouras, as trufas, os crustáceos e os peixes em geral, com destaque para o esturjão. Os romanos juntaram à lista os órgãos genitais de certos animais, como o burro, o lobo e o veado, as ostras e a rúcola.

A rúcula, erva que crescia de forma espontânea em volta das estátuas fálicas da Antiga Grécia, era já referida por Plínio como “afrodisíaca”. Outros vegetais, como as favas e o cacau, bem como determinados frutos, como a banana e as uvas, são propícios ao desenvolvimento da sensualidade. Mas são as ostras que ocupam um lugar de destaque na lista de alimentos afrodisíacos.

Já o grego Estrabão louvava as ostras de Marselha e o romano Ausónio mencionava, em monografia, as ostras gaulesas. Séculos depois, Alexandre Dumas chamava-lhes "Orelhas de Vénus". Consta que o gastrónomo Vatel, cozinheiro do rei Luís XVI, cometeu suicídio por causa das ostras. Já Casanova consumia em jejum uma média de 40 gramas de ostras por dia.

As propriedades afrodisíacas que se atribuem às ostras devem-se ao seu alto teor de zinco, mineral que é necessário para a produção de esperma. A carência de zinco provoca infertilidade e impotência, mas o seu excesso pode provocar intoxicações. Por exemplo, seis ostras cruas ou cozidas em vapor fornecem mais de cinco vezes a dose diária recomendada de zinco.

No “Top +” dos alimentos afrodisíacos, além dos já citados crustáceos, rúcola, banana, ovos e ostras, também entram a rã, o queijo parmesão, as favas, a alface, o pepino e o pimento. O álcool, pelo seu efeito desinibidor, e o café, pelo estímulo físico e mental que produz, podem ser favoráveis a um ambiente digno de qualquer romance.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Especial Dia dos Namorados - "Romantismo Minhoto"

Especial Dia dos Namorados - "Romantismo minhoto"

Uma ementa afrodisíaca é a proposta do restaurante Braseirão do Minho para o dia dos Namorados. O programa inclui alojamento no hotel durante o fim-de-semana.

Localizado em Vila Nova de Cerveira, o Hotel Turismo do Minho programou com todos os pormenores o fim-de-semana mais romântico do ano. Os detalhes incluem uma ou duas noites em quarto duplo com vista para a piscina, oferta de boas-vindas no quarto, pequeno-almoço buffet, um jantar afrodisíaco com música ao vivo e late check-out até às 14 horas. Um cesto de flores, velas aromáticas espalhadas pelo quarto, espumante e uma selecção de bombons são outras das cortesias do Hotel. Já para não falar em actividades como massagens e envolvimentos, passeio a cavalo à beira rio, passeio pela Rota dos Moinhos e birdwatching e passeio de kayak pela Rota das Ilhas, com visita à Ilha da Boega, Ilha dos Amores e estuário do rio Minho.
Especial atenção é dedicada à ementa do jantar do dia 14 de Fevereiro, baseada em ingredientes exóticos e afrodisíacos. O chefe búlgaro Dantcho Batchvarov assina a carta composta por seis pratos, entre amouse bouche, entrada, prato de peixe, "tira-gosto", prato de carne, sobremesa, café e bombons.
O jantar fica em 25 euros por pessoa; o programa completo para uma noite custa 75 euros por pessoa e para duas noites, 100 euros por pessoa.

Hotel Turismo do Minho
E.N. 13 - Vila Meã 4920-140 Vila Nova de Cerveira
Tel.: 251 700 245 | Fax: 251 700 241
E-mail: geral@hotelminho.com
Website: www.hotelminho.com


Morgado de Sta. Catherina

Morgado de Sta. Catherina

Tipo:
Branco
Ano: 2005
Região: Estremadura
Graduação alcoólica 5%
Temperatura de Serviço: 13º

Características do Vinho:

O Morgado de Sta. Catherina 2005 caracteriza-se por aromas frutados, com uma componente de fruto tropical e limão. Na boca, revela elegância, frescura e uma acidez crocante qb, num perfeito equilíbrio entre a madeira e os aromas de fruta que aqui ganham forte expressividade.

O seu aroma fresco e elegante, de onde se destacam as finas sugestões de baunilha, fazem deste vinho um produto de excelência, ideal para acompanhar peixe assado ou cozido com molhos picantes, pratos de bacalhau e carnes assadas ou grelhadas.

Produtor:

Companhia das Quintas

Casta:

Arinto

Casa Branca

Casa Branca
Ficha técnica:
  • Tipo de restaurante: Portuguesa
  • Horário:12h00-15h00; 19h00-22h30
  • Descanso semanal:Segunda-feira
  • Lugares:650
  • Salas de grupo
Descrição:
Fundado em 1958 pela família Anes Pinto, o Restaurante Casa Branca é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos melhores restaurantes de Portugal, dada a sua Tradição e Excelência. A sua arquitectura do início do século XX (estrutura recentemente remodelada) e a sua situação geográfica desfrutam do privilégio de serem diariamente presenteadas com uma das mais belas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico. No interior do Restaurante Casa Branca, surpreendam-se os curiosos ou os apreciadores de Arte com a vasta colecção de esculturas de Teixeira Lopes, Soares dos Reis e António Claro e loiças e mobiliário dos Sécs. XVII e XVIII.

Localização:

Praia dos Lavadores

Sushi, fresco e saudável

Sushi, fresco e saudável

Saudável e pronto a consumir, a especialidade nipónica foi aprovada pela última edição da Proteste.


Feito com peixe, vegetais ou frutos, o sushi "contribui para uma alimentação equilibrada", considera a revista da defesa do consumidor. Também o sashimi, peixe cortado em finas fatias, foi tido em conta neste estudo de mercado.

A Proteste comprou 18 refeições: 12 em restaurantes japoneses de Lisboa, 3 refrigeradas em take-away e 3 marcas congeladas. Apenas foram classificados como negativos a rotulagem em quase todos os casos, e em certos produtos o excesso de sal e a higiene.
O sushi congelado da Auchan foi considerado a "escolha acertada", com classificação de "Muito Bom" em quase todas as categorias e seguido de perto pelo da Gelpeixe, embora mais caro.
Entre os refrigerados, o hakisushi do Continente Vasco da Gama recebeu mais notas positivas.
Dos restaurantes, os melhor classificados foram o Aya Bristot (Twin Towers), Sushi Cafe (Amoreiras) e Assuka (R. S. Sebastião da Pedreira).

Alho cozido tão benéfico como o cru

Alho cozido tão benéfico como o cru

Saiba porquê

As propriedades saudáveis do alho devem-se a uns compostos sulfatados (derivados do enxofre), em particular a alicina (que se forma quando o alho é triturado), que ajudam a proteger a saúde cardiovascular.

Estes compostos ajudam a baixar a tensão arterial, dissolver as placas de colesterol e normalizar os níveis de açúcar no sangue. Até agora, acreditava-se que o melhor método para obter estes benefícios do alho era ingeri-lo na sua forma mais natural: cru.

O problema é que nem toda a gente consegue comê-lo assim. As boas notícias? O Serviço de Investigação Agrícola dos Estados Unidos assegura, com base num estudo recentemente divulgado, que o alho mantém as suas propriedades se for triturado e ligeiramente cozinhado.

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista: PREVENIR

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Café Mexicano

Café Mexicano


Ingredientes:
  • 4 g de canela 1 g de noz-moscada
  • 15 g de açúcar
  • 20 ml chocolate liquido
  • 550 ml Café Sical
  • 50 ml Natas LongaVida
Modo de preparação:

Bata as natas LongaVida com um terço de canela, a noz-moscada e o açúcar até ficarem sólidas.

Ponha uma colher de chá de molho de chocolate em quatro chávenas de café. Misture a canela com o café e deite nas chávenas. Mexa bem para que o café se misture com o chocolate.

Com uma colher ponha as natas Longa Vida batidas sobre o café.

Receita e sugestão: